olharastronomico

O que aconteceria se o núcleo da Terra esfriasse?

Se o núcleo terrestre esfriasse, o magma se solidificaria. Não haveria mais erupções vulcânicas nem terremotos, já que eles resultam do desl...




Se o núcleo terrestre esfriasse, o magma se solidificaria. Não haveria mais erupções vulcânicas nem terremotos, já que eles resultam do deslocamento das placas tectônicas sobre o magma. O planeta perderia seu magnetismo, que é produto do movimento de metais magnéticos presentes no núcleo. As espécies de águas profundas, dependentes do calor gerado pela desintegração de elementos radioativos no núcleo terrestre, desapareceriam. Isso desequilibraria a cadeia alimentar nos oceanos, levando à extinção em massa. Apesar das mudanças, a superfície do planeta não se congelaria, pois 90% do calor que aquece a Terra vem do Sol.

Postar um comentário

  1. Acredito que haveria mais consequências e muito mais sérias deste resfriamento. Não sou cientista, mas arrisco conjecturar que o movimento de rotação do planeta tenderia a modificar, talvez reduzir a sua velocidade, causando grandes problemas no horário como conhecemos; outra coisa, poderia influenciar na gravidade, e isso poderia resultar no distanciamento em relação aos demais astros do nosso sistema solar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo, não haveria absolutamente nenhuma variação na gravidade, porque nenhuma massa seria acrescida ou retirada do nosso planeta; apenas seu núcleo seria resfriado... Mas discordo do autor quando diz que apenas espécies de mares profundos seriam afetadas (nunca ouvi falar que a desintegração de elementos radioativos no núcleo da terra aquecesse o leito oceânico; somos uma grande usina nuclear??), e mesmo que toda a vida do leito marinho se extinguisse, isso não causaria uma extinção em massa nos outros extratos oceânicos, porque a fonte da vida no mar está na superfície -não no fundo- na forma do plâncton; e aí sim a ausência do campo magnético nos deixaria vulneráveis à radiações cósmicas ou ventos solares, estes sim poderiam extinguir o plâncton com consequências catastróficas... Além do que a ausência do campo magnético tiraria a referência de navegação de aves migratórias e baleias, com consequências para estes grupos animais...

      Excluir
  2. se o nucleo esfriasse e parasse de girar, perderiamos bem mais q somente a fauna marinha pelo resfriamento. Seriamos atingidos pelos raios solares e explosões radioativas do espaço e ai sim todos morreriamos :)

    ResponderExcluir

emo-but-icon

item